Como construir um Deck bonito, durável e de baixa manutenção.

Como construir um Deck bonito, durável e de baixa manutenção.

Além do uso da madeira e do cimento para a composição de um deck, o atual aquecimento do mercado levou as empresas do setor a lançarem novas opções de materiais. “Existem decks fabricados a partir de plástico mesclado com serragem de madeira, que utilizam garrafa pet e tubos de pastas de dentes reciclados, e até aqueles feitos com casca de arroz – leve, resistente e bonito –, mas que ainda não estão disponíveis no mercado nacional”, afirma a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, responsável pelo escritório Daniela Sedo Paisagismo.

Para a escolha do melhor material, é importante levar em consideração a disponibilidade para manutenção e o local em que será aplicado. “Hoje, muitas pessoas escolhem os materiais da casa, desde revestimento de piso até a cortina, com base na manutenção que o produto requer. Com o deck não é diferente”, explica Daniela.

Para quem não quer se preocupar com isso, o ideal é fugir da madeira – uma boa opção são os de PVC que simulam o material. E para casas de praia e/ou em cidades muito úmidas, como Ubatuba, uma ótima solução é o eco deck – que pode ser de plástico reciclado ou feito com matérias-primas renováveis – e que reage melhor à intensa exposição à chuva e sol.