Como escolher a Tinta

Como escolher a Tinta
Paredes internas.
A pintura das paredes internas é mais delicada, exigindo uma atenção especial para o teto. O tipo de tinta mais usado e recomendado são as de latex, a base de PVA. Mas eu prefiro usar latex acrilico. Se voce não for colocar azulejos em cozinha ou banheiro, a recomendação é usar tinta a óleo, Eu recomendo tinta Epox.

Paredes externas.
Para estas paredes, também são aplicadas tintas latex PVA para exteriores, que dão um belo acabamento. Mas o ideal seria usar latex acrilico de boa qualidade.
Portas e janelas de madeira.

Para pintar as esquadrias de madeira, em primeiro lugar, lixe-as com uma lixa de madeira fina, depois, lipe muito bem a superficie das mesmas. Passe uma tinta fundo preparador para madeira e depois lixe e passe uma massa própria para madeiras, eliminando as pequenas irregularidades. 
Lixe novamente e aplique a primeira camada de tinta a óleo, ou Epox espere secar por 24 horas e de uma segunda mão de tinta para um perfeito acabamento.
Se for pintar com verniz tome cuidado pois devido a chuva e o sol o verniz com o tempo trinca e começa a soltar, ficando uma cor desbotada.
Portas, janelas e esquadrias de Ferro.

Antes da pintura, limpe e faça um polimento das peças com uma lixa de ferro fina. Aplique uma primeira camada de tinta base (primer), zarcão, oxido de ferro ou fundo preparador que tenha na composição cromato de zinco. Corrija pequenas irregularidades com uma massa plástica e depois lixando, de uniformidade a esquadria. Assim aplique a tinta, e depois a segunda mão. Sempre esperar secar por 24 horas para dar a segunda mão.